quarta-feira, 28 de agosto de 2013

POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES DURANTE O PROCESSO INICIAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA


São várias as possibilidades de intervenções que o professor pode utilizar no processo inicial da construção do conceito de número e das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Sabendo utilizar atividades diversificadas durante as aulas professores farão com que este aprendizado se torne mais significativo para seus alunos.
 Uma das atividades muito utilizadas, por exemplo, é o ditado de números, que  pode parecer um procedimento simples e convencional, mas é muito  eficiente para checar as hipóteses que os alunos constroem sobre os números. Variando os números ditados, essa situação didática pode ser proposta desde o  1° ano do Ensino Fundamental.  Com a sondagem inicial o docente pode elaborar outras estratégias para alcançar objetivos maiores.
Se os alunos apresentarem dificuldades com a construção inicial dos números proponha brincadeiras diversas, pois conforme Piaget (1983. apud CRUZ, 1997) “Para conhecer os objetos, o sujeito tem que agir sobre eles e, por conseguinte, transformá-los: tem que deslocá-los, agrupá-los, combiná-los, separá-los e junta-los”.
Sendo assim o ato de brincar ajuda a criança a absorver diversos tipos de aprendizado durante a sua utilização, seja este intencional ou não.
Brincar de amarelinha pode ser uma excelente estratégia para aprender os números ordinais e cardinais. Jogos de tabuleiro poderão auxiliar na sequencia lógica e construção do raciocínio numérico. Para contar além do 10, que tal um bingo?
Uma vez que a aprendizagem dos números naturais for consolidada, o docente pode partir para outros conceitos considerados mais difíceis como adição, subtração, multiplicação e divisão.
            O professor pode  propor que os estudantes trabalhem em grupos, sendo um deles destacado como anotador de dúvidas, para que nenhuma delas passe despercebida e possam ser socializadas. Pelas dificuldades dos colegas, a turma toda se mobiliza para pensar e debater e, então, todos avançam, desde o que já sabem. Cada um tem de reorganizar os conhecimentos para se expressar, até quem começa a pensar no assunto depois da explicação dos colegas.


REFERÊNCIAS

Teoria Didática e o Ensino da Matemática.  Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>. Acesso em: 23 Ago 2013.    
Como surgiu a noção de número.  Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/presentation/d/1Sx27CHdFqIY-IBEdboTNKzg3v99t_w_rkNz-8GwSYwM/edit#slide=id.g26ea186_1_58>. Acesso em: 23 Ago 2013.   

CRUZ, Roseli Fontana Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

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