quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A História da Matemática


     A matemática é uma ciência exata, que surgiu da necessidade que o homem tinha de atribuir valores,     medidas ou algo do tipo a coisas e formas; facilitando a compreensão dos mesmos.

É a ciência dos números e dos cálculos.

A palavra "matemática" vem do grego que significa "ciência, conhecimento, ou aprendizado.”

Embora quase todas as culturas tenham usado matemática básica, (contagem e medições), novos desenvolvimentos só ocorreram em épocas e culturas relativamente recentes.

Antes da era moderna e da divulgação do conhecimento, exemplos escritos de novos desenvolvimentos matemáticos apareceram somente em uns poucos locais.

Os textos matemáticos mais antigos são do Egito antigo (1850 aC - 600 aC), Mesopotâmia (cerca de 1800 aC) e Índia antiga (800 aC - 500 aC).

Muito antes de haver registros escritos, haviam desenhos que indicavam conhecimento matemático e de medição de tempo com base nas estrelas.

Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza.

A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.

A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.

No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco. No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro.  No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra.

A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina cálculos, que significa pedrinha.

A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.

Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até o século  XVIII  na Inglaterra.

A palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência unidade a unidade.
Para fazer os projetos de construção das pirâmides e dos templos, o número concreto não era nada prático. Como efetuar cálculos rápidos e precisos com pedras, nós ou riscos em um osso? Foi partindo dessa necessidade imediata que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção através de desenhos – os símbolos.

A criação  dos símbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemática.
Acredita-se então que a origem da geometria se situa no Egito, o que é natural, pois, para a construção das pirâmides e outros monumentos desta civilização, seriam necessários conheci mentos geométricos

O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números-chave: 1 10 100 10.000 100.000 1.000.000 Os egípcios usavam símbolos para representar esses números.


  • Um traço vertical representava 1 unidade:
  • Um laço valia 100 unidades:                                                                                      
  • Um osso de calcanhar invertido representava o número 10;                                         
  • Com um girino os egípcios representavam 100.000 unidades;                      
  • Uma flor de Lótus valia 1.000: Um dedo dobrado valia 10.000;                   
  • Uma figura ajoelhada, talvez representando um deus, valia 1.000.000. 

Números e Sistemas de Numeração
Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B­OvG8cS­ 
tCkVmZ6ZjF6YmJqWXM/edit>. Acesso em: 30 março 2013. 
Teoria Didática e o Ensino da Matemática: algumas considerações DFB ­ MGTB­doc. 
Disponível em: 
<https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>. Acesso em: 
30 março 2013. 
Como surgiu a noção de número (Power Point). 
Disponível em: 
<https://docs.google.com/a/aedu.com/presentation/d/1Sx27CHdFqIY­ 
IBEdboTNKzg3v99t_w_rkNz­8GwSYwM/edit#slide=id.g26ea186_1_58>. Acesso 
em: 30 março 2013. 





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