A matemática é uma ciência exata, que surgiu da necessidade que o homem tinha de atribuir valores, medidas ou algo do tipo a coisas e formas; facilitando a compreensão dos mesmos.
É a ciência dos números e dos cálculos.
A
palavra "matemática" vem do grego que significa "ciência,
conhecimento, ou aprendizado.”
Embora
quase todas as culturas tenham usado matemática básica, (contagem e medições),
novos desenvolvimentos só ocorreram em épocas e culturas relativamente
recentes.
Antes
da era moderna e da divulgação do conhecimento, exemplos escritos de novos
desenvolvimentos matemáticos apareceram somente em uns poucos locais.
Os
textos matemáticos mais antigos são do Egito antigo (1850 aC - 600 aC),
Mesopotâmia (cerca de 1800 aC) e Índia antiga (800 aC - 500 aC).
Muito
antes de haver registros escritos, haviam desenhos que indicavam conhecimento
matemático e de medição de tempo com base nas estrelas.
Os
homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam
para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza.
A necessidade de contar começou com o
desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser
pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
A
agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano
e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de
calendário.
No
pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela
manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum
tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado
um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde
cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.
No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia
a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do
pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que
retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma
pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao
rebanho, era só acrescentar mais uma pedra.
A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada
da palavra latina cálculos, que significa pedrinha.
A
correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram
usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas
cavernas e outros tipos de marcação.
Os
talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades,
continuaram a ser usados até o século
XVIII na Inglaterra.
A
palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência
unidade a unidade.
Para
fazer os projetos de construção das pirâmides e dos templos, o número concreto
não era nada prático. Como efetuar cálculos rápidos e precisos com pedras, nós
ou riscos em um osso? Foi partindo dessa necessidade imediata que estudiosos do
Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção
através de desenhos – os símbolos.
A
criação dos símbolos foi um passo muito importante
para o desenvolvimento da Matemática.
Acredita-se
então que a origem da geometria se situa no Egito, o que é natural, pois, para
a construção das pirâmides e outros monumentos desta civilização, seriam
necessários conheci mentos geométricos
O
sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números-chave: 1 10 100 10.000
100.000 1.000.000 Os egípcios usavam símbolos para representar esses números.
- Um traço vertical representava 1 unidade:
- Um laço valia 100 unidades:
- Um osso de calcanhar invertido representava o número 10;
- Com um girino os egípcios representavam 100.000 unidades;
- Uma flor de Lótus valia 1.000: Um dedo dobrado valia 10.000;
- Uma figura ajoelhada, talvez representando um deus, valia 1.000.000.
Números e Sistemas de Numeração.
Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BOvG8cS
tCkVmZ6ZjF6YmJqWXM/edit>. Acesso em: 30 março 2013.
Teoria Didática e o Ensino da Matemática: algumas considerações DFB MGTBdoc.
Disponível em:
<https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit>. Acesso em:
30 março 2013.
Como surgiu a noção de número (Power Point).
Disponível em:
<https://docs.google.com/a/aedu.com/presentation/d/1Sx27CHdFqIY
IBEdboTNKzg3v99t_w_rkNz8GwSYwM/edit#slide=id.g26ea186_1_58>. Acesso
em: 30 março 2013.
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